quinta-feira, 3 de março de 2011

intercâmbio ideal

Putz, o semestre mal começou e já está bombante. Estou pensando na minha escolha de como fazer o intercâmbio. Tenho muitas vontades em mente, iria para qualquer país, mas tenho alguns limitantes importantes para sair viajando por aí:
  • Só falo inglês fluentemente, logo, ir pra França, Alemanha, Espanha, Itália ou afins sabendo falar oi-tchau, pedir comida e agradecer, não ia ser lá grandes coisas. Isso exclui também aqueles países que eu não sei falar nem oi, como China, Japão e tal. =(
  • Minha formação, que já está atrasada por eu ter mudado de curso, ainda demora um bocado pra terminar (três anos). Logo, eu prefiro viajar menos tempo, voltar praqui e formar logo.
  • Grana não cresce em árvore e eu estou sem bolsa na faculdade, logo, mesmo que seja uma universidade federal, é melhor não abusar.
Não necessariamente por ser um sonho de infância que eu vou cair numa cilada, Bino!

Pelo que andei pesquisando por aí, o sensato vai ser fazer um programa de intercâmbio de férias, porque não quero perder um semestre de aula e cair de turma, os programas da UFMG tem uma seleção extensa e burocrática e não posso sonhar que terei grana para custear seis meses morando fora, pois estudar e trabalhar lá fora pela faculdade não é permitido. Mesmo sem ir pela faculdade, ir morar fora por mais que três meses representaria um atraso grande no meu curso, que já é longo. Mochilão não dá pra fazer porque a grana anda meio curta. Então o justo seria um desses work and travel, pra algum país cujo idioma seja o inglês.

Assim sendo, o período está definido, minhas férias vão do meio de dezembro até o meio de fevereiro, mas dá pra fazer alguns ajustes para garantir a entrada em algum programa de datas fixas. Alguns amigos meus já foram morar fora, então eu perguntei para eles e as opiniões divergem bastante. A maioria me indicou olhar os programas de diversas agências, comparar os custos e só aí decidir se eu vou sozinha ou não. Estou de olho num programa de intercâmbio pra Disney que o Dani já fez, vou me informar melhor e posto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário